Exames

Ressonância Magnética

thirth

A Ressonância Magnética é um exame que reproduz imagens de grande resolução e clareza de qualquer parte do interior do corpo humano. Este exame é totalmente indolor e não provoca nenhuma alteração. A imagem é reproduzida através de um equipamento de última geração que pode demonstrar com precisão lesões muito pequenas, com qualidade e em menor tempo.

O exame é uma técnica que consiste em posicionar o paciente no interior de um grande tubo aberto em ambas as extremidades, que emitirá sinais que serão captados e transformados em imagens por um computador. O exame dura cerca de 30 a 40 minutos dependendo da região a ser estudada. O único desconforto será o de permanecer deitado imóvel no centro do tubo por um período de tempo, e o exame produz ruído desagradável.

Se você desejar, poderá escutar música durante o exame. O tecnólogo responsável irá se comunicar com você durante toda a realização do exame.

A Ressonância Magnética não é recomendada caso você tenha algum metal em seu corpo como: marca-passo, implante eletrônico, grampo, fragmentos metálicos e próteses. Por favor, informe-nos se tiver realizado qualquer cirurgia ou possua algum objeto metálico em seu corpo. Em algumas situações especiais, será necessário a autorização prévia e por escrito do seu médico.

O paciente possui um papel fundamental para o sucesso do exame. Quanto mais tranquilo e relaxado estiver, maior será a probabilidade do resultado ser bem sucedido. Portanto, recomenda-se fechar os olhos e pensar em algo agradável. Caso seja necessário, a qualquer momento você poderá apertar campainha para se comunicar com o tecnólogo ou deve solicitar, previamente a permanência de um membro da família dentro da sala, durante a realização do exame. Você deve ficar imóvel e respeitar as solicitações feitas pelo tecnólogo responsável.

Você poderá ou não receber uma injeção (geralmente feita na veia da mão) de uma substância, chamada gadolínio, utilizada para aumentar a capacidade diagnóstica do exame. Essa medicação é segura e não costuma gerar efeitos indesejáveis na grande maioria dos pacientes.

 

Orientações:

 

A Ressonância Magnética não é recomendada caso você tenha algum metal em seu corpo como: marca-passo, implante eletrônico, grampo, fragmentos metálicos e próteses. Por favor, informe-nos se tiver realizado qualquer cirurgia ou possua algum objeto metálico em seu corpo. Em algumas situações especiais, será necessário a autorização prévia e por escrito do seu médico.

Não existe nenhuma preparação especial. Porém, você deve seguir rigorosamente as orientações dadas no momento da marcação do exame pois, em alguns casos, é necessário que se faça jejum ou apenas uma dieta leve. Certifique-se de que não possui nenhum metal em seu corpo, retire relógios, brincos, colares, correntes assim como qualquer objeto de metal do seu cabelo ou roupa. Poderá ser solicitado que você vista um roupão hospitalar.

Permaneça tranquilo e atenda todas as solicitações do tecnólogo responsável durante a realização do exame.

Tomografia Computadorizada

Tomografo

É um método que, utilizando-se dos Rx e de uma aparelhagem complexa acionada por computadores de alta tecnologia, consegue obter imagens através de fatias de espessuras variáveis com impressionantes detalhes das diversas partes do corpo. Além disso, o computador também é capaz de juntar, posteriormente, as imagens dessas diversas fatias e reconstruir o órgão por completo, inclusive em 3 dimensões.

Este método foi idealizado pelo físico Sir. Godfrey N. Hounsfield (1919 a 2004), natural de Nottinghanshire – Inglaterra, que recebeu o prêmio Nobel por seu invento o qual propiciou grande avanço à medicina. Seu espírito de pesquisador também propiciou estímulo inestimável para a pesquisa científica em um ambiente extremamente favorável para o surgimento, posterior, de outros grandes métodos de diagnósticos, incluindo-se as imagens por ressonância magnética.

A Tomografia Computadorizada Multislice representa uma grande evolução em relação a Tomografia Computadorizada convencional. Seu grande diferencial consiste na aquisição de imagens com espessuras submilimétricas no plano axial e a reconstrução dessa imagens nos outros planos: sargital, coronal ou 3D.